terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Evolução do atomo

 Modelo da Grécia Antiga   
Os atomista pensavam que a matéria era constituida por partciulas pequenas mas invisiveis e pensavam que se as dividissemos o ciclo haveria de parar. Democrito, um filosofo grego que pensava que a quantidade de matéria que estava na natureza se devia ao facto dos atomos se movimentarem e quando chocavam formavam conjuntos criando diferentes corpos cada um com as suas caratcteristicas. Ao longo do tempo as ideias de Demócrito foram ganhando forma ao longo do tempo e complementou a sua teoria quando sugeriu que haviam um limite de tamanha para os atomos, logo eles erm invisiveis.
A teorimais correcta era a de Aristoteles que dizia que a matéria era feita de elementos da natureza que misturados resultavam em propriedade quimicas.

Modelo de John Dalton
John Dalton em 1808 propos a ideia para a moderna teoria atomista para explicar o modo com os elmentos conhecidos se combinavam para formar diferentes substâ^ncias que dizia que a matéria era constituida por atomos invisiveis e espaçoes vazios e represntou os atomos , imaginando, como uma pequena esfera com massa definida com propriedades e caratceristicas e assim as transformaçoes quimicas podiam ser explicadas pelo arranjo dos atomos.

Modelo de Thomson
Em 1897 Thompson descobriu o electrão graças as experiencias realizadas com tubos de descarga que naquela altura revolucionaram o mundo cientifico e levou a que se imaginasse oa tomo constituido por uma esfera com carga positiva onde os electroes estavam distribuidos como passas dum pudim ficando conhecido como ''modelo de pudim de passas''.

Modelo de Rutherford
Em 1911 com Rutherford surgiu um novo modelo para o atomo que considerava que toda a carga positiva e a maior parte da sua massa estava concentradas num nucleo cnetral com os electroes a circular em torno dele. Devido à analogia com o sistema solar ficou conhecidos como o modelo planetário. Novas experiencias como bombardear com particulas um delgada lamina de ouro iniciada  em 1919 mostravam a Rutherford que os nucleos atomicos eram constituidos por particulas de carga positiva denominadas por protões.

Modelo de Niel Bohr
Em 1913 Niel Bohr voltou a estudar os atomos e baseou-se no antes feito por Ruherford mas fazendo algumas mudanças como:
- Os electrões movem-se á volta de um núcleo em órbitas circulares
- A cada órbita corresponde um determinado valor de energia
- Os electrões com mais energia movem-se em órbitas mais afastadas do núcleo e os que têm menos energia movem-se em órbitas mais próximas do núcleo 

Também em 1932 J.Chadwick descobriu o neutrão ja antes previstou por Rutherford.
Modelo da nuvem electronica
É modelo actualmente aceite que parte da ideia de que  os electrões andam ema obritas circulares.
Os electrões movem de modo desconhecido, a uma elevada velocidade parecendo-se com uma nuvem electronica uniformeA nuvem electrónica é mais densa próxima do núcleo, onde é mais provável encontrar os electrões e menos densa longe do núcleo, onde é menos provável encontrar os electrões.

Sem comentários:

Enviar um comentário