
Numa ETAR as águas residuais passam por inumeros processos de tratamentos que tem como principal objectivo separar os residuos, ao seja a matéria poluente.
No primeiro tratamento, designado de gradagem, a água é separada dos residuos solidos e grosseiros.Na segunda fase faz-se o desaranamento e desengordamento. Na decantação primária a matéria poluente é separada da água por sedimentação. No tratamento biológico a matéria poluente é degradada por microoganimos chamados de reactores biológicos, que são microorganismo aeróbios, havendo necesidade de promover o seu arejamento com a circulação de ar vinda de baixo. Na decantação secundária os flocos biologicos da água em tratamento sedimentam. Depois, dá-se a flitração e a desinfecção onde são eliminados os microorganismo nocivos, prejudiciais para a saude.
As lamas retiradas da decantação primária e do tratamento biológicos são utilizados na digestão anaeróbia, os microorganismos consomem matéria orgânica e produzem biogás, que produzem energia e faz-se a desidratação de lamas também.