sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Movimento

O movimento faz parte do nosso dia-a-dia.  Ao nosso descansso chama-se repouso. No entanto, como fazemos parte do planeta Terra que se move em torno do sol e do seu eixo podemos afirmar que estamos continuamente em movimento.    
Muitas situações do nosso dia-a-dia permitem concluir que o estado de repouso e de movimento é sempre relativo, ao seja, depende do referencial em relação ao qual estamos a considerar as suas posições.
Por exemplo quando vamos no autocarro, estamos em repouso relativamente ao conductor, à medida que o tempo decorre, a posição do passageiro em relação ao conductor é a mesma, estamos em movimento relativamente ao que está na estrada, pois à medida que o tempo decorre, a posição do passageiro relativamente ao que está na estrada é sucessivamente diferente.         
fotografia_movimento_09Para esta situação ainda é possível dizer que o que está na estrada, como por exemplo uma árvore e um candeeiro, estão em repouso um em relação ao outro, mas ambos estão em movimento em relação ao autocarro.
Para descrever um movimento de um corpo é necesário conhcer duas variáveis: a posição e o tempo. Esta informação permite construir um gráfico posição-tempo, que representa as posições do corpo à medida que o tempo decorre, considerando-se:
- origem dos tempos, o instante a partir do qual se começa a contar o tempo ;
- origem das posições, o ponto em relação ao qual se medem as posições, fazendo-se-lhe corresponder a coordenada 0.
Através de um gráfico posição-tempo é possível identificar situações de repouso e de movimento desse corpo.        

Sem comentários:

Enviar um comentário